>> Voltar a Home >> Enter to The Matrix!

EDITORIAL MAIO 2009
Este é o mês do Wolverine em todo lugar, inclusive na CULTZONE
Henrique Drovandi 2009-05-01
Neste mês todos os olhos do mundo dos quadrinhos estão voltados para estréia do filme mundial do Wolverine. Ninguém mais fala em outra coisa. Para complementar o movimento, nós programamos uma série de novidades sobre Logan aqui na CULTZONE.

Wolverine Tupiniquim
A CULTZONE está demais. E mais rápido que camelô do Parque Dom Pedro... O Logan já chegou aqui e não é FILME PIRATA!!!

O artista Marcos Greicke fala sobre HQs, a Trilogia X-Men, do Wolverine e o assédio dos Fãs.

O cara além de simpático com os Fãs, é muito engraçado e nerd de quadrinhos. Apesar do recente sucesso, ainda é muito humilde e adora as crianças. Só não gosta de personagens muito bonitinhos, pois prefere mesmo os brigões e carrancudos. E ainda manda um recado para o Ciclope que anda pegando a Jean Grey e para o Dente de Sabre que é o pior inimigo do Wolverine. E para completar ele conta como foi o começo da sua carreira artística.

Conheça mais sobre o Wolv Tupiniquim. Vejam a entrevista:



Fantástico X-Men Origins Wolverine
Não sei se sou muito entusiasmado ou as pessoas do cinema que fui eram muito apáticas. Cada cena de ação era empolgante para mim. É super, ultra-loco ver personagens das HQs no cinema. Me empolguei pra caramba com o filme do Ironman no ano passado. Dá vontade de sair voando por aí. E é incrível ver a reação das pessoas quando vão ao cinema ver o filme do Wolverine, mesmo sem nunca ter lido uma sequer página dos quadrinhos. Deve ser por isso que ninguém se empolgava muito. Mas não tem problema.

Através de um convite do nosso amigo Marcos Greicke, fomos à estréia mundial do filme no dia 30 de abril. A película está recheada de revelações sobre o universo Marvel. É como se fosse uma aula de X-Men. Muitas das perguntas sobre as origens dos personagens X-Men que só eram solucionadas lendo milhares de edições de HQ são resumidas em duas horas de película. A direção do projeto é de Stan Lee, aquele velhinho que aparece em todos os filmes da Marvel, com cenas cômicas e que criou a maioria do universo Marvel nos anos 60. Isso garante fidelidade aos quadrinhos (no início do filme aparece Marvel Entertainment) e que não veremos bobagens dos diretores inexperientes.

Para ver como a história é contada, eles utilizaram no roteiro referências aos HQs de Arma X escritos Barry Windsor-Smith e também Dívida de Honra de Frank Miller e Chris Claremont.

O mais incrível é a presença de personagens que nunca haviam aparecido em nenhum filme da Marvel: Gambit, Deadpool, Emma Frost, Blob e Bolt. A atuação do personagem do Dente Sabre é incrível e puxa as atenções do filme. Surge até uma mutante irmã de Emma Frost, chamada Kayla Starfox, que se apaixona por Logan.

O filme começa seguindo a HQ Wolverine Origem, lançada no Brasil a menos de dez anos atrás. Depois segue por Logan no Vietnã e as duas grandes guerras mundiais e a guerra civil americana. Wolverine é na verdade um fruto do destino. Após ser condenado a morte, é fuzilado junto com Victor Creed. Mas não morrem! Então um agente do governo chamado William Striker, recruta os dois para uma equipe de mercenários mutantes. Striker é um manipulador de primeira e começa complicar a vida de Logan após abandonar a equipe. Surgem vários eventos na vida de Wolverine que na verdade são manipulações de Striker, transformando-se num dos algozes dele. Isto torna o filme essencial para leitores de HQs que querem entender a complexidade da vida de Wolverine. É como se o quebra-cabeças fosse montado diante dos olhos do expectador. Parabéns MARVEL e Gavin Hood, o diretor do filme.

Revelação Bombástica
Sem rodeios. Wolverine é irmão de Dentes de Sabre. Os dois eram menores e viviam no Canadá no século XIX. O pai dos dois também era mutante. No filme há um puta resumão, mas a idéia é que Wolverine tinha dois pais. Um é o que lhe gerou e o outro que lhe criou. Só que o pequeno Jimmy, não fazia a menor idéia disso. Só soube quando os dois pais morreram numa briga. Seguiu então vários anos vivendo ao lado de Dentes de Sabre. Aos poucos cada um foi se distanciando do outro, onde um tomava o caminho do mal e o outro bem. O filme discorre e mostra como Wolverine se transforma no pior inimigo de Sabretooh, seu irmão. Esta revelação é bombástica e mexe com todos os filmes dos X-Men na sequência e compreendemos melhor porque Logan é um personagem tão complexo e intrigante.

Efeitos Visuais
Após acabar o filme, fiquei vendo os créditos. É incrível a quantidade de gente que trabalhou neste filme, principalmente na área de Efeitos Visuais. A maquiagem também chama a atenção, mas o efeitos são mais estonteantes até que as cenas de ação. São muitos estúdios envolvidos, que pelo que contei são mais de 10. Imagine, são as garras, as cenas de explosões, as cenas do Deadpoll, a cena de destruição de um reator nuclear, as cenas do Gambit dando um pau no Wolverine e o próprio cortando uma escada em várias fatias metálicas. Também as cenas do helicóptero que o Logan detona, a motoca dos anos 60 que ele pilota e a cena de injeção de Adamantium. São efeitos demais, mas isto é muito legal, porque o filme é ficcional e baseado em um universo dos quadrinhos que também é cheio histórias fantásticas e beirando a ficção científica. Pra se ter uma idéia, também haviam nos créditos, pessoas que prestaram consultoria à produção como engenheiros aeronáuticos e técnicos da NASA... tudo isso para contar uma ótima história de quadrinhos.

Deadpool
Este mutante é de dar medo. É uma anomalia genética criada em laboratório pelo Sr. Striker. Ele era mais um mutante da equipe mercenária de Wolverine. Só que depois foi transformado em algo grotesco. Foram utilizados vários tipos de mutações diferentes e implantadas arbitrariamente em Deadpool, o que gerou um dos mais terríveis e mortais filhos do átomo. Por isso nos quadrinhos ele anda coberto por máscaras, pois não tem os lábios. Na verdade seu nome, após as experiências era ARMA XI, ou seja, a sequência de Wolverine ( X ). Na verdade, o X significa 10 em numerais romanos... Então antes de Logan, houveram outros 9 mutantes transformados por Striker. Quem são eles? O filme não explica... Mais uma lacuna no universo Marvel. Deadpool é de arrepiar, mas o que esperar de um cara que tem a morte no nome?

Logan perde a memória
Incrível. A única coisa que pode matar um cara com esqueleto de adamantium é uma bala Dum-dum de ... adamantium, pois o crânio fica revestido com o próprio metal. Então Striker, fica com um revolver armado com estas balas, para se precaver. Como é um pilantra de marca maior, resolve atirar no Wolv, mesmo desacordado. Como Logan tem poder de regeneração, recupera seu cérebro, mas não sua memória. É como se vc fosse retirar a bateria do seu computador e zerar o buffer. O computador fica vivo, mas perde tudo que estava armazenado ali. Esta era a peça que faltava no quebra-cabeças humano chamado Logan.

Finais diferentes
Esta foi falha minha pois devia ter ficado até o final. Sempre faço isso e dessa vez não fiquei. A Marvel sempre faz estas coisas. No filme do Quarteto Fantástico 2, com o Surfista, houve um final duplo onde aparece o corpo dele, mostrando que ele não morreu com a explosão de Galactus. No filme do Ironman, também há uma cena final dupla, onde o herói é recrutado para SHIELD, mas antes disso toma uma bronca de ninguém mais, ninguém menos que Samuel JAckson ( está em todas), por ser arrogante e ter uma postura de playboy. E no filme do Wolverine, fiquem até o final. Há duas revelações:
1 - Deadpool não morre mesmo tendo sua cabeça cortada pelas garras de Wolverine. Após a sua morte, a sua mão começa procurar sua cabeça... enfim vai haver sangue por aí... e o cara é perigoso.
2 - Wolverine está no Japão tomando um porre num bar. O atendente pergunta "Está bebendo para esquecer?" Wolv "Estou bebendo para me lembrar!". As versões de final estão disponíveis dependendo do país e da posição geográfica do cinema. Coisa de americano. Vc só conseguirá ver uma onde estiver.

Este mês tem até assinatura especial do Wolverine ///

E veja o site oficial do filme X-Men

Aquele abraço

Henrique Drovandi - E-Mail

Diretor & Editor


Pensamento profundo de Alfred E. Neuman
"Crise? Um dia ainda vamos rir de tudo isso... se o governo financiar as dentaduras."

CULTZONE





Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book