>> Voltar a Entrada >> Enter to The Matrix!

As Oficinas da Gibicon
Fui em Algumas e Conto Tudo Para Vocês
Marillyn Damazio 2012-11-05

A Gibicon contou com uma extensa programação de oficinas do dia 25 ao dia 27 de outubro. Foram oficinas focadas em técnicas de desenho, roteirização e também de criação de fanzines entre outras coisas. Um sem número de profissionais de diversas áreas dos quadrinhos disponibilizando o seu tempo e talento para conversar com os aspirantes que participaram do evento.

Dentre todas as oficinas eu pude conferir de perto três delas e vou contar para vocês. A primeira foi no dia 25 de outubro no Paço da Liberdade, a Oficina: Adaptações literárias com Bira Dantas. Essa oficina foi muito legal porque foi feita como um bate papo com o artista.

Bira já fez diversas adaptações literárias como ?O Ateneu?, ?Dom Quixote? e ?Memórias de um Sargento de Milícias? então não tinha um artista melhor para falar sobre o assunto. Um dos pontos que ele destacou foi a importância de saber como resumir a obra, pois quase todas acabam com menos de 100 páginas quando transpostas para HQ.

A segunda oficina da qual participei foi no dia 26 de outubro a de ?Construção de narrativas a partir de estruturas míticas?, na Aliança Francesa, com Cadu Simões. Dentre os trabalhos de Cadu podemos destacar a criação de roteiros para jogos e também para HQ?s. O que foi legal nessa oficina foi a desmistificação da dificuldade de fazer um roteiro.

Nas palavras de Simões para roteirizar basta que você sente e escreva, as estruturas míticas se repetem e a forma como você vai utilizá-las é que realmente importa. Não se pode desejar sempre reinventar a roda, pois em algum momento você descobrirá que a sua ideia já tinha sido pensada por outra pessoa.

A terceira e última oficina de que participei foi a de Pintura digital com Rod Reis no dia 27 de outubro, também no Paço da Liberdade, que trabalha para a DC em revistas como Liga da Justiça e Aquaman. Não preciso nem dizer que foi incrível, não é mesmo? O colorista mostrou alguns dos seus processos de pintura.

Dentre o material disponível para a oficina preciso destacar as páginas com Batman e Superman, é quase mágico ver as páginas ganhando cores ao vivo. Dentre os principais conceitos que Reis passou nessa oficina posso destacar a necessidade de destacar os personagens dos cenários e também a criação de pontos de luz.

Simplesmente incrível! Que venha a Gibicon de 2014!

P.S: Os posts sobre a Gbicon estão um pouco atrasados porque essas últimas semanas foram um pouco corridas, mas serão feitos para que as pessoas que não puderam participar se sintam um pouco mais próximos desse evento incrível.

Comentem mandando e-mails para Mary@cultzone.com.br.

 


CULTZONE




Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book