Esta é a segunda parte de nossa série de artigos sobre as facções de Command & Conquer 3 – Tiberium Wars. Em meu último texto, apresentei algumas informações sobre a Iniciativa de Defesa Global, ou simplesmente GDI, uma poderosa organização política e militar formada pelas nações desenvolvidas do planeta. No ano de 2047, a GDI representa o que seria o resultado de uma união entre as nações da OTAN, do G8 e do Conselho de Segurança da ONU na forma de um único país. Seus membros acreditam ser os protetores da Terra, trabalhando incansavelmente para preservar a raça humana, a liberdade e o meio-ambiente. Neste artigo conheceremos mais sobre a Irmandade de Nod, o adversário da GDI em um conflito que já dura décadas. GDI e Nod se enfrentam há muito tempo pelo controle do Tiberium, uma misteriosa substância alienígena que está lentamente consumindo todo o planeta, colocando em risco a sobrevivência da humanidade e de todas as outras formas de vida da Terra. Entender a GDI é uma tarefa fácil. Sua história, organização e causas são familiares, já que não passam de uma extrapolação das grandes potências econômicas e militares atuais. A Irmandade de Nod é um assunto muito mais complicado. O grupo possui seguidores, recursos, organização e poder militar suficientes para enfrentar a GDI e causar guerras em escala mundial. Mas ainda assim, a Nod não é um país. Ela é uma nova forma de organização híbrida, que possui as características combinadas de um culto religioso, uma corporação multinacional e uma nação. E considerando as exigências envolvidas em um conflito moderno, com seus custos assombrosos e o tamanho das frentes de combate, a capacidade da Nod de combater em pé de igualdade com a GDI é surpreendente. A GDI vê a Irmandade de Nod como um grupo terrorista perigoso, maligno e misteriosamente capaz de se auto-sustentar, obcecado em acelerar o processo de degradação causado pela pior catástrofe ambiental da história do planeta sob as ordens de seu carismático e brilhante líder, um sociopata chamado Kane. Já a própria organização se vê de forma muito diferente. A Nod acredita ser a agente transformadora do mundo em sua transição para uma nova ordem mundial, a representante daqueles que são oprimidos pelo sistema atual e a responsável pelo fim do poder sem limites da GDI. Esta é a transcrição parcial de um comunicado da Irmandade para seus novos recrutas:
O apelo da Irmandade é muito sedutor para aqueles que vivem nas Zonas Amarelas. A Nod oferece aos miseráveis uma visão otimista e animadora do Tiberium, descrevendo-o como uma dádiva e não como uma maldição, um caminho para o futuro e não para o fim do mundo. Eles culpam a GDI pelo atual estado do planeta ao invés de reconhecer os danos causados pelo avanço implacável do cristal. A Nod oferece esperança a quem não tem nada, ajuda onde ela é mais necessária, religião onde a fé já se perdeu e orgulho a quem só conhece a humilhação, a fraqueza e o medo. A Irmandade consegue recrutar milhares de novos membros todos os meses junto às populações desesperadas das fronteiras. Suas operações políticas, militares e logísticas são descentralizadas e baseadas em cidades destruídas e postos avançados no interior das decadentes Zonas Amarelas. Sua vasta e sofisticada infra-estrutura é habilmente escondida dos olhos vigilantes da GDI. A Nod desenvolveu sua capacidade de transportar recursos e unidades militares ao extremo, sendo capaz de cobrir longas distâncias rapidamente, sempre sem ser detectada pelos satélites e aeronaves de observação da GDI, a despeito de seus avançados sensores de monitoração. A organização central da Irmandade é muito sofisticada e utiliza amplamente tecnologia avançada, mas em suas fileiras também se encontram muitas unidades de guerrilha, compostas por soldados recrutados nas Zonas Amarelas, mal treinados e mal-equipados. As forças militares da Nod são uma interessante mistura de milícias equipadas com armamento convencional e pequenas unidades de tropas de elite, equipadas com a última palavra em comunicação e com os armamentos mais avançados do mundo. Os veículos militares utilizados pela organização são experimentais e exóticos, tanto em aparência quanto em função, mas geralmente não oferecem uma proteção real a quem os pilota. Os engenheiros da Nod não têm problemas em arriscar a vida humana, e certamente sacrificarão a segurança de suas tripulações em troca de uma maior capacidade ofensiva ou de mais velocidade para seus projetos. Suas unidades avançadas são movidas pela energia liberada pelo Tiberium e tendem a ser rápidas mas vulneráveis, poderosas mas instáveis. As unidades ofensivas da Irmandade utilizam uma grande variedade de armamentos, como foguetes, metralhadoras, lança-chamas, toxinas, armas laser e nucleares. É sabido também que eles possuem armas que utilizam o próprio Tiberium como munição. Uma força rápida de ataque da Nod provavelmente inclui Motos de Ataque, Buggies e tanques Scorpion, apoiadas por bombardeiros invisíveis Vertigo e aeronaves VTOL (Vertical Take-Off and Landing, Decolagem e Pouso Verticais) Venon. Outras unidades militares podem incluir também a última geração de seus Tanques Invisíveis, o mortífero Tanque Lança-Chamas e unidades de artilharia equipadas com Canhões de Raios. E no topo da árvore tecnológica estão os Avatar Warmechs, unidades mecanizadas bípedes que podem causar a retirada de tropas de infantaria da GDI apenas por aparecerem no campo de batalha. Um Avatar é capaz de se apropriar do armamento de outro veículo e utilizá-lo automaticamente. Uma combinação entre um Avatar e um Tanque Lança-Chamas resulta em um robô de 10 metros capaz de incendiar qualquer unidade inimiga e praticamente dominar o campo de batalha. As unidades de infantaria da Nod variam das Milícias de recrutas e Fanáticos às unidades de elite como as tropas de choque da Black Hand e até mesmo aos grupos Shadow, comandos equipados com planadores portáteis. Irmandade de Nod... um culto apocalíptico ou a última esperança para a população miserável do planeta? Esta será uma decisão sua, a ser tomada ao escolher seu lado em C&C 3. Nos próximos meses, levantaremos o véu sobre a terceira, e misteriosa, terceira facção. |