'Dragon Ball' revive clÁssicos de luta
29/08/2006 Jocelyn Auricchio

Super Dragon Ball Z captura a essência do desenho animado japonês em divertido jogo de luta para PS2

Super Dragon Ball Z, game lançado para PlayStation 2, consegue capturar perfeitamente a atmosfera dos desenhos animados, incorporando todos os elementos das frenéticas batalhas. Os lutadores sofrem transformações, concentram energia, liberam poderosos golpes especiais e até voam.

A mecânica de jogo lembra muito os jogos de luta clássicos dos anos 90. Na contramão dos games de hoje, que priorizam seqüências intermináveis de comandos, SDBZ bebe da fonte de Street Fighter II, oferecendo lutas interessantes e equilibradas. E o melhor: os combates são divertidos e acessíveis até para jogadores casuais.

São 18 personagens selecionáveis, reunindo os maiores heróis e vilões do animê. A variedade é grande: o game permite que se controlem alienígenas, andróides, seres místicos, bruxos mutantes, espadachins transtemporais e até donas de casa versadas em artes marciais.

Durante as lutas, é possível arremessar os oponentes contra prédios, montanhas e paredes. O resultado sempre é espetacular, pois praticamente todos os elementos do cenário são destrutíveis. O jogo permite que se voe por limitados períodos e faça arremessos diferentes de acordo com o cenário. As clássicas “apelações”, como ficar se esquivando indefinidamente de golpe ou voando pela tela fugindo do oponente, não funcionam em SDBZ. Uma barra denominada “Action” vai se esvaziando conforme esses movimentos são realizados. Isso equilibra as batalhas e obriga os jogadores a se enfrentarem no “mano a mano”.

Os ataques especiais, projéteis físicos ou energéticos, são parte importante da dinâmica de jogo. Conforme você desfere golpes ou bloqueios, uma barra de energia vai se enchendo e, quando completa, permite que golpes secretos, extremamente fortes, sejam realizados. Também é possível se transformar em Super Saiyajin por breves períodos usando-se essa energia. O personagem principal, Goku, e outros secundários ficam muito mais poderosos na forma Super Saiyajin, ganhando golpes diferentes e mudando a maré das lutas drasticamente.

A série Dragon Ball, criada pelo cartunista japonês Akira Toriyama é, para a maioria das pessoas, o exemplo mais marcante de animê, ou desenho animado japonês. Foi Dragon Ball, ao lado de Pokémon, que colocou os desenhos japoneses dentro das salas de estar do grande público. O desenho conta a história de Goku, um garoto com rabo de macaco que persegue o conhecimento das artes marciais e percorre o mundo para reunir sete esferas mágicas que têm o poder de invocar um dragão onipotente, Shen Long, que concede um pedido a quem consegue a proeza.

Dragon Ball Z, a continuação da série, conta as aventuras de Goku adulto. É nessa parte da história que o enredo de Super Dragon Ball Z é baseado.

Goku e seus amigos lutam para repelir o ataque de invasores alienígenas que têm como objetivo encontrar oponentes poderosos. Durante uma luta, Goku descobre ser um Saiyajin, raça guerreira com apetite infinito por destruição. Como Saiyajin, ele consegue concentrar seu poder, chamado “Ki”, e disparar rajadas de energia pura. Quando o nível de “Ki” excede os limites de seu corpo físico, ele se transforma, ficando com uma aura energética em torno de si.

Apesar de violento, Super Dragon Ball Z não traz cenas chocantes. É o mesmo grau de violência visto nos desenhos animados exibidos todos os dias pela televisão. Não é recomendado para crianças pequenas, até porque a velocidade das lutas requer uma boa coordenação motora.


Ficha Técnica:

SUPER DRAGON BALL Z
FABRICANTE
| Atari
PREÇO | R$ 150, em média
PLATAFORMA | PlayStation 2

fonte: link estadão
edição: equipe cultzone

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