Na TGS 2006, o PlayStation 3 e o Xbox 360 conseguiram, cada um à sua maneira, contar pontos com o público nipônico. Mas, longe de ser fácil, o duelo pelo melhor visual entre os videogames de alta definição teve entre seus principais ingredientes a desconfiança de boa parte dos visitantes. Sony e Microsoft utilizaram todas as armas possíveis para agradar aos japoneses, um público castigado pela estratégia das empresas. O PS3 terá apenas 100 mil unidades disponíveis para o Japão em 2006, enquanto o Xbox 360 não consegue oferecer títulos em quantidade e qualidade adaptadas ao gosto local. Talvez por isso, a Sony tenha decidido baixar em 20%, no Japão, o preço do pacote básico do PS3, que inclui disco interno de 20 Gbytes e saída HDMI. A atitude caiu bem, mas o aparelho ainda é o mais caro da nova geração. Nos EUA, o console continua com preço previsto de US$ 499. O estande da Sony foi o mais movimentado, colocando à disposição cerca de 200 unidades do PlayStation 3. Nos dois dias finais do evento, foi praticamente impossível colocar as mãos no console. Diversos jogos aguardados para o aparelho debutaram na TGS, com especial destaque para Devil May Cry 4, Virtua Fighter 5 e Ridge Racer 7. Além disso, títulos que foram bastante criticados na E3, como Warhawk e MotorStorm, estavam em estágio de desenvolvimento mais avançado e, portanto, próximos de seu formato final. Foram revelados alguns dos jogos que serão lançados ainda neste ano para o console, com destaque para o gênero de corrida, com representantes para os mais variados gostos. Entre eles, F1 Championship, Gran Turismo HD, MotorStorm e Need for Speed Carbon. A caixa de Bill Para os lados do Xbox 360, que já está disponível no mercado há quase um ano, as preocupações giraram em torno da consolidação de uma identidade para o console no Japão. Nesse sentido, as duas principais apostas da Microsoft são os RPGs Lost Odyssey e Blue Dragon, representantes de um gênero amado pelos orientais. Ao lado deles, circularam também Infinite Undiscovery e Trusty Bell, este último um game de interpretação de papéis que é inspirado nas últimas horas de vida de Chopin --no Ocidente, contudo, o jogo se chamará Eternal Sonata e, no lugar do músico clássico, entrará um personagem fictício. No rastro do sucesso da Xbox Live Arcade, área da rede on-line do Xbox 360 dedicada a antigos sucessos e a jogos mais simples, foram anunciados Ms. Pac-Man e New Rally X, além de Yie Ar Kung Fu, exclusivo para o mercado japonês. A Microsoft também aproveitou para revelar a data de lançamento do seu tocador de HD DVD, que chega ao Japão em 22 de novembro pelo equivalente a US$ 177. O formato é o principal rival do Blu-ray, o DVD de alta definição apoiado pela Sony e que será a mídia do PlayStation 3. Até o final deste ano, 110 games para o Xbox 360 serão lançados no Japão, superando a meta de 80 títulos anuais. |