>> Voltar a Home >> Enter to The Matrix!

EDITORIAL MARÇO 2010
A História da Arte
Henrique Drovandi 2010-03-03
Cultura é sempre importante para resgatar de onde viemos... nossa civilização ocidental partiu de muito tempo atrás... vamos fazer um passeio por alguns destes pontos...

História da Arte
Falar sobre arte é falar sobre o ser humano. É o único ser que produz algo e depois o cultiva ( cultivável, colher, cultura). As gralhas e os guaxinis também produzem, mas não podem contar suas histórias de seus antepassados. Ao contrário de nós, que conhecemos até mesmo nossa pré-história.

Arte Pré-histórica
E no começo era o verbo... to brincando.. não vou tão longe para contar esta história. Só uns 50 mil anos antes de Cristo. No paleolítico. Havia um cara genial que começou a pintar cavernas. Ele já tinha estoque de comida para algum tempo e não precisava caçar muito. Ou então ele tinha algum tipo freezer primitivo... não importa. Este tempo era mais conhecido como pedra lascada ( quem nascia neste tempo estava lascado!). A arquitetura era muito rude, utilizada apenas para sobrevivência, com folhas e barro. Era o tempo dos nômades, que não se fixavam em lugar algum.

Sua estutária era feita com ossos, marfim e argila. Muita arte feita naquela época era para adornos corporais e ferramentas. E claro, havia a tal da pedra lascada, ou o sílex. Na pintura, os pré-históricos usavam técnicas muito difundidas hoje em dia: água, gordura vegetal e animal, sangue, excrementos de aves e carvão (muito prático! ). Havia também o tal canudo de ossos, onde eles sugavam o líquido e sopravam nas paredes num processo tipo spray (dá pra fazer com canudo do Mcdonald`s). Suas pinturas se assemelham principalmente às das crianças, com abstração mais voltada ao realismo, com imagens figurativas e representativas. Não havia nenhum tipo de estilo ou deformação nas linhas. Era uma mera tentativa de reprodução do real. Já nesta época surgiu também a tal da lei da frontalidade, técnica muito utilizada pelos egípcios e gregos posteriormente.

NEOLÍTICO
Após aprender a plantar mandioca ( no sentido literário), o homem resolveu parar de andar por aí e se fixar na sua terra. Então se desenvolveram novas técnicas artísticas e agrícolas ( tekne, em grego, significado de técnica, é arte). Por isso este período é conhecido de Pedra Polida ( o homem era mais educado...) e tinha mais tempo para se dedicar e aperfeiçoar seus apetrechos. Surgiu então o artesanato ( aquele que vendem na Praça da República até hoje...) e a arquitetura mais elaborada. Tinham dois tipos de arquitetura: a megalitica, construída com blocos enormes de pedra e as palafíticas ( iguais aos moradores ribeirinhos da Amazónia). Com o manuseio do fogo, foram produzidas as primeiras cerâmicas, cozinhando o barro e criando as primeiras formas geométricas. Vieram então os caras que só fazem coisas em série ( já era uma espécie de indústria?) criando flechas, facas, machados e utensílios, que depois seriam trocados ou comercializados entre eles ( Salim, Salim!!). Veio então também a escultura polida, com acabamentos mais rebuscados. A pintura abandonou seu lado realista e passou se tornar mais decorativa, com estilos abstratos. Desta abstração estilística apareceram simplificações, esquematizações e geometrizações. As imagens criadas continham símbolos e signos, mostrando a evolução do raciocíno do homem daquela época distante.

A Arte Egípcia na saia do Faraó - 4mil A.c.
O poder divino concedido ao faraós monopolizava a arte e cultura de sua época. Havia também muita influencia religiosa e uma das principais utilizações era na arte mortuária, com a construção de sarcófagos e enormes monumentos funerários. Sua arquitetura colossal, visava a imortalização do governante iluminado, colocando formas maciças, pesadas, estáticas e simples. Nestas grandiosas estruturas, haviam também muitas policromias e espaços vazios, construídos com tijolos e depois por grandes blocos de granito. O principal arquiteto egípcio se chamava Inhotep ( não é o do filme da Múmia!) e projetou diversas pirâmides. Eles se lograram bem pelos caminhos da matemática, artes, ciências e filosofia. Com a descoberta do plano inclinado, eles puderam construir seus colossos de pedra, utilizando também argamassa.

Na arte dos sarcófagos, haviam muitas máscaras mortuárias, destacando-se a de Tutancamon, feita toda em ouro e vidro. Haviam também muitos tipos de adornos, utensílios preciosos, armas e símbolos, criando jóias, braceletes, pulseiras e anéis com delicadeza, bom gosto e originalidade com prata e ouro. Os egípcios começaram também com a construção dos obeliscos, que até hoje são símbolos de poder nas cidades. Haviam também as relíquias mágicas, como o anel de Louxor, com poderes sobrenaturais e os lugares sagrados, ondem ninguém, a não ser o faraó e os sacerdotes podiam entrar.

Eles foram grandes escultores de sua época, utilizando diversos materiais como granito, basalto, diorita, calcários macios e madeiras. Suas estátuas passavam a serenidade e a impassibilidade dos Deus-Faraós. Nesta época já exisitam ateliês e escolas onde aprendiam a manipular o vidro e o barro moldado. Destaca-se também a gravuras de baixo-relevo nas paredes dos monumentos e templos, com escritas em hieróglifos. Na pintura, se especializaram em afrescos, utilizando as famosas pinturas planificadas de pessoas e deuses. Já utilizavam a lei da frontalidade ( desenho de frente) e construíam as imagens em camadas, como se fosse uma planta baixa. Na criação de móveis, utilizavam incrustações de pedras preciosas, marfim, metal e pinturas laqueadas. Sem contar que ainda criaram o vidro o esmalte e o azuleijo.

As cidades-Estado séc XX A.C.
Com a formação das cidades gregas, através do comércio e a navegação, surgiram várias formas de arte nesta região. Geralmente há um divisão didática entre os períodos arcaico, clássico e helenístico.

Arte Européia em Assimilação



Aquele abraço

Henrique Drovandi - E-Mail

Diretor & Editor


Pensamento profundo de Alfred E. Neuman
"O homem não vive só do pão, é necessário a manteiga."

CULTZONE





Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book