>> Voltar a Home >> Enter to The Matrix!

EDITORIAL ABRIL 2009
CULTZONE anuncia boicote aos financiadores do esquadrão da morte
Henrique Drovandi 2009-04-05
Meus amigos e leitores do portal CULTZONE (todos são na verdade meus amigos...). Declaro as você que no últimos tempos nada tinha me chocado tanto quanto ao filme que vi ontem (4/4) na mostra internacional de documentários. Que por sinal foi escolhido como o melhor longa-metragem do festival. Chama-se Cidadão Boilesen. É um documentário que retrata uma pequena porção da história nacional nos anos de 68 a 72, em plena ditadura. Mas o filme não fala da ditadura em si, o que seria muito maçante e redundante. Aí está o ponto chave do filme. Numa clara referência ao filme Cidadão Kane, que é um dos melhores roteiros de todos os tempos, trabalhando um documentário sobre a vida de Charles Foster Kane, um grande magnata das comunicações e da indústria gráfica americana (ficção). A brincadeira do roteiro é simples, mas genial... o filme se desenrola numa grande investigação sobre a vida de Kane. São colhidos depoimentos de amigos, ex-mulheres, mordomos e etc... E a cada depoimento vão se formando a múltiplas facetas do industrial na cabeça do expectador. Envolto neste mistério ainda há verdade por trás das últimas palavras de Kane antes se sua morte "rosebud". Enfim é importantíssimo para quem gosta de cinema e literatura, só que o filme foi feito por Orson Wells e claro está em preto e branco... Voltamos então para o nosso filme premiado:

Cidadão Boilesen
O filme segue pela vida do personagem principal, indo até na sua infância dinamarquesa e passando por sua condecoração pelo Rei Frederick aqui no Brasil com um medalha de seu país. Isto é muito interessante, pois nos torna familiares e mais intimos do proprio Boilesen, gerando uma empatia entre personagem e expectador. Ao decorrer do filme, o roteiro vai se desenrolando sobre a situação do Brasil na época de 68, quando foi lançado o maior golpe do governo brasileiro sobre os direitos dos cidadãos: AI-5. Parece bobagem ficar falando disso novamente, mas foi essencial a criação este instrumento para a criação do DOPS e DOI-COD da vida. Lá muitos brasileiros foram vítimas, já sabemos do que, e nunca mais voltaram. O interessante é para que os CODs existissem, foram necessários esforços coletivos tanto de militares quanto de grandes empresários brasileiros e internacionais. Formou-se então uma dobradinha macabra: os empresários financiavam as mortes e os militaes executavam. Fantástico. Tudo isso parece teoria da conspiração e etc... mas não. Tudo isto está documentado pelo filme com provas e tudo o mais. E ainda existem testemunhas oculares da história que presenciaram os fatos, tanto do lado dos revolucionários quanto dos capitalistas. Chegaram ao cúmulo de pedir dinheiro emprestado no exteiror para financiar os DOPS no Brasil, com cínica alegação: "hoje somos nós, amanhã serão vocês.". Isto mostra que operação CONDOR no Brasil foi alimentada pelos próprios brasileiros que estavam no poder à epoca. Para quem não sabe, CONDOR era operação especial da CIA no Brasil para acabar com os revolucionários comunistas e subversivos. Podemos citar ainda algumas organizações paramilitares que atuavam na epoca como MRT e ALN, que aparecem no filme e tinham participação do militar Lamarca.

No caso dos empresários, o principal líder da aliança da morte, era Henning Albert Boilesen, que arecadava dinheiro com empresários de todo o Brasil, com uma bandeja, durante reuniões semanais.(as denúcias são tão extensas, por isso o filme é longa metragem). Os empresários instalados no Brasil, principalmente os extrangeiros, temiam uma CUBANIZAÇÃO do Brasil, com liderança de João Goulart, o Jango. As indústrias multinacionais estavam no Brasil desde a era JK, nos anos 50, e tinham muito capital investido no Brasil. E as turbulências nacionais começaram nos anos 60, principalmente depois da renúncia de Jânio Quadros. Para evitar esta ameaça comunista, os próprios empresários brasileiros (BRASIL ame-o ou deixe-o!) foram convencer o militares da ameaça comunista. Então na verdade os militares foram apenas os cães de guarda da elite brasileira. Quem estava por trás do movimento armado nada mais eram do que os próprios brasileiros capitalistas que não queriam perder suas riquezas e investimentos, pois em CUBA houve confisco por parte do governo de terras e bens. E para isto sujaram suas mãos de sangue. Para facilitar o trabalho de extermínio da população brasileira, foram usados todos subterfúgios´para burlar a democracia e os direitos humanos. Muitos brasileiros foram massacrados sem piedade e até hoje figuram na lista de desaparecidos. Hoje nós sabemos até onda vai extensão dos culpados.

Por isso o filme foi premiado, pois coloca o dedo na ferida e aponta os algozes da democracia brasileira. Véu foi levantado para a população e nós da CULTZONE estamos chocados com tamanha brutalidade provinda da elite paulistana, num ato de verdadeiro Facismo. É como se tivessemos um Hitler não julgado em nosso país. E ainda há mais desenrolar dos fatos nisto tudo. Grandes personalidades da política do Brasil são entrevistadas no filme, como Celso Amorim ( Foi demitido da Embrafilme na época porque aprovou o filme "Pra Frente Brasil" que citava o empresário Boilesen e sua ligação com o esquadrão da morte), Fernando Henrique Cardoso ( sabia de todo os esquemas do esquadrão da morte e tudo o mais e mesmo assim nunca havia tocado no assunto), Jarbas Passarinho ( sabia de todo os esquemas de morte realizado em São Paulo e nunca falou nada), Jornalistas ( que sabiam até do esquema da bandeja dos cheques dos empresários que financiavam as mortes e também nunca se pronunciaram) e até Delfim Neto ( que promovia os encontros da FIESP com os empresários que financiavam as mortes).

Escrever sobre isto é tão ruim, que estou exausto, mas vamos lá. E para completar o rol denúncias vamos meter logo o pé na jaca. Estou me baseando nas informações que assisti ontem. Na época havia uma lista de empresas que contribuiam com as mortes. Pasmem! Estou enlouquecido com tamanho descalabro com a sociedade brasileira. São muitas empresas que estão aí até hoje e nos vendem produtos, serviços, pontes, estradas e até jornais! E nós, reles cidadãos ingênuos compramos seus produtos e serviços sem saber.

De posse desta lista em mãos, Lamarca e seus camaradas, caçaram vários destes empresários que acabaram sendo mortos. Boilesen foi atacado no dia 15 de abril de 1971 numa rua de São Paulo. No filme há uma verdadeira reconstituição da morte. Um crime não justifica o outro. Matar o empresário não resolveu o problema e só o aumentou. Junto ao corpo foram deixados vários panfletos com as siglas ALN e MRT. E mensagem era a seguinte: "dente por dente, olho por olho". Segundo o próprio filme, havia mais um grande empresário na lista dos que morreriam.

E para isto sujaram suas mãos de sangue.
Sebastião Camargo,, fundador da Camargo Corrêa. Aquela mesma da operação da PF Castelo de Areia, que prendeu os diretores por evasão de divisas. Vcs vêem que a sujeira vem muito tempo antes de 2009. Bom, se estava na lista de Lamarca é porque tinha culpa no cartório. Acreditem nenhum revolucionário é burro de listar inocentes. A lista de empresas envolvidas é tão bombástica quanto o próprio filme. Entre elas estão duas empresas automobilísticas, um banco nacional, um grupo de comunicação, uma empresa petroquímica e uma federação de indústrias. Para evitar quaisquer confusões nós vamos informar quais são as empresas citadas no filme Cidadão Boilesen. É estarrecedor:
FORD e GM, sim as montadoras não queriam mudanças no status quo e financiaram as mortes pelo DOPS.
Bradesco o banco também é citado no filme.
Folha de São Paulo O grupo folha cedia os carros da redação para agentes do DOPS utilizarem em suas operações.
FIESP Participava dos encontros dos empresários com Boilesen e Delfim Neto.
Ultragás Com uma frota enorme de caminhões de entrega de gás em São Paulo, serviam para informar onde haviam atividades terroristas ou subversivas. O presidente da Companhia à época era Henning Albert Boilesen até 1971, quando foi morto.

Quer dizer que estas empresas participaram deste esquema sujo e vil. Se vc tem algum parente que morreu ou está desaparecido desde a ditadura, como você se sente?
Segundo o filme, há muitos outros nomes na lista que não foram divulgados.

Boicote aos financiadores do esquadrão da morte.
Como nós somos adeptos do preceitos de Mahatma Ghandi, nós pregamos a não violência. Então a melhor solução não é pegar em armas ou fazer protestos. A melhor solução é se afastar destas empresas e marcas macabras. Eu tenho uma poupança bradesco, e vou fechá-la. Vou abrir em outro banco. Carros GM e Ford, nunca mais. Folha de São Paulo e Uol, nunca mais entro para ler nem sequer uma notícia. Porque? Por que não quero sujar as minhas mãos de sangue também. Cada um que consome seus produtos ou serviços está aceitando as atrocidades cometidas e negando os direitos humanos dos brasileiros, assim como eles. Comprar seus produtos e serviços é sujar as mãos de sangue verde-amarelo.

Aquele abraço

Henrique Drovandi - E-Mail

Diretor & Editor


Pensamento profundo de Alfred E. Neuman
?Não cutuque feridas alheias. Pode ser contagioso.?

CULTZONE





Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book