Hoje, dia 30 de janeiro, estamos comemorando o Dia do Quadrinho Nacional e talvez muitos não saibam por que esse é o dia eleito para essa comemoração. A data é uma homenagem a Ângelo Agostini o primeiro brasileiro (na verdade ele era ítalo-brasileiro) a desenvolver uma história de arte sequencial com um personagem fixo e por isso mesmo considerada a primeira HQ do Brasil.
A HQ As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. Para completar as homenagens para esse quadrinista tão especial da nossa história foi criado o Prêmio Ângelo Agostini em 1984 pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo).
Este ano acontecerá a 28ª premiação, será no dia 04 de fevereiro (sábado), às 14 horas e o local será o Espaço Cultural Instituto Cervantes (Endereço: Av. Paulista, 2439 - Consolação, próximo ao metrô Paulista). Essa entrega do prêmio é aberta ao pública e a entrada gratuita.
A premiação começará às 16h30 com a participação dos vencedores e também de quem ajuda a fazer a indústria brasileira de HQ?s. Este prêmio é concedido aos profissionais dos quadrinhos que foram relevantes na criação de HQ?s brasileiras.
CULTZONE