Hoje, dia 04 de fevereiro, aconteceu na Livraria Cultura do shopping Curitiba, em Curitiba ? Paraná, o lançamento da HQ Dom Casmurro de Machado de Assis. Durante essa semana conversamos com o quadrinista José Aguair, desenhista dessa adaptação, que trabalhou junto com o roteirista Wellington Srbek por e-mail e conseguimos uma entrevista exclusiva.
José Aguiar foi meu primeiro professor de quadrinhos e por isso mesmo tenho muito carinho e admiração por ele. Conheçam um pouco mais das novidades do trabalho dele e também sobre o GibiCon 2012 nessa entrevista.
Cultzone: Li no seu blog que uma grande dificuldade foi criar os "olhos de ressaca" da Capitu, gostaria de saber como você chegou ao resultado final e quanto tempo demorou para conseguir desenvolver essa ideia.
José Aguiar: Essa definição do que seriam "olhos de ressaca" é bastante vaga. Muito aberta a diferentes interpretações. Na minha concepção, seriam os olhos de alguém maduro, vivido, esperto... Algo que impressionaria principalmente na juventude dos personagens. Para criar contraste, o Bentinho tem olhos bem cartunescos, para realçar sua ingenuidade.
Precisei redesenhar Capitu várias vezes para acertar o olhar dela. Enfim, essa menina é realmente difícil de lidar. Bentinho que o diga...
C: Você já tinha pensado em trabalhar numa adaptação de Dom Casmurro? Existe algum outro título de nossa literatura que você desejaria adaptar para quadrinhos?
J.A: Eu já havia cogitado fazer O Alienista e Iracema. Optei por fazer algo mais épico. Estou realizando neste momento uma adaptação de 20 Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne. Desta vez cuidando também do roteiro.
C: Como você vê o mercado de quadrinhos nacionais atualmente?
J.A: Com otimismo. Nos últimos anos têm surgido sinais de formação de um mercado de verdade. Temos conquistado espaço em livrarias, na mídia e novos leitores. O próprio Governo tem incentivado o uso de HQs em salas de aula. Para o autor nacional têm aparecido cada vez mais oportunidades de publicar seu material autoral. Surgem editores e editoras que entendem as necessidades dos artistas e que os leitores estão em busca de novidades e ousadias. Reflexo disso são os diversos festivais e eventos de quadrinhos que tem se estabelecido no país. A Gibicon, convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, reuniu mais de 10 mil pessoas em apenas três dias ano passado. Isso é reflexo do grande interesse que os quadrinhos tem despertado nas pessoas.
C: Também gostaríamos de saber quais são os seus novos projetos para 2012.
J.A: Além, de 20 Mil Léguas Submarinas, estou preparando o livro Folheteen - Direto ao Ponto, continuação do livro que publiquei em 2007. Deve ser lançado na Gibicon, em outubro. Esse é um evento do qual sou um dos organizadores. Também estou na curadoria do Cena HQ Brasil, que a partir de março realizará mensalmente leituras dramáticas de HQs no Teatro da Caixa, em Curitiba. Além isso, manterei minhas tiras Folheteen e NadaCom Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo e no meu blog.
Acesse o blog de José Aguiar em
http://joseaguiar.com.br/blog/Serviço:
Título: Dom Casmurro de Machado de Assis
Roteirização: Wellington Srbek
Desenhos: José Aguiar
Número de páginas: 80
Preço: R$ 34,00.
CULTZONE