A saga ?Batman: Ano Um? de Frank Miller e David Muzzucchelli fez 25 anos de sucesso em 2011. Para comemorar esse marco a DC Comics fez uma animação e também resolveu em 2012 lançar uma edição de luxo da história.
Porém, David Muzzucchelli não gostou nada da forma como a DC imprimiu e diagramou o projeto. Numa entrevista ele disse que os leitores não deviam comprar essa edição. De acordo com ele:
?A DC me mandou a edição na semana passada. Espero que ninguém compre. Eu nem sabia que iam fazer, e não entendo por que acharam necessário - vários anos atrás, a DC me pediu para montar uma edição de luxo de Batman: Ano Um, e eu e Dale Crain trabalhamos meses para tentar chegar numa edição definitiva. Agora, seja lá quem é o encarregado, jogou tudo que fizemos no lixo. Primeiro, fizeram redesign da capa e coloriram meu desenho - talvez para ficar mais parecido com o DVD que saiu ano passado; segundo, imprimiram em papel brilhoso, algo que nunca fez parte do projeto original, desde a primeira capa dura em 1988; terceiro - e o pior - eles imprimiram a partir de arquivos corrompidos, fora de foco, o que obscureceu a pintura a mão de Richmond [Lewis]".
Vale relembrar que essa é a edição americana que está sendo lançada agora e que a edição brasileira relançada a pouco tempo pela Panini segue o padrão de Muzzucchelli.
CULTZONE