Com a comemoração dos 500 anos de Leonardo da Vinci, recuperamos arquivos antigos de uma livro renascentista de um antepassado nosso, o inesquecível Vlysses Aldrovandi, que se não foi queimado na fogueira na época, deve ter sido bem amaldiçoado por padres e bispos da época...
Antes mesmo de existirem X-Mens e histórias fantásticas de discos voadores, o biólogo bolôgnes decidiu classificar os monstros fictícios e reais, com aberrações de todos os tipos, que se tornam totalmente cômicas quando retratadas pelos desenhos medievais, sendo uma das poucos registros históricos do imaginário europeu antigo.
Ciclopes, cavalos-marinho, lobisomens e homens chifrudos e todos outros tipos de seres mitológicos nascem de suas pinceladas à nanquim e se perpetuam nas mentes fantásticas até os dias atuais, sendo como um verdadeira enciclopedia. Na verdade foram vários livros editados desde 1574 até o século posterior, como Monstrorum historia cum Paralipomenis historiae omnium animalium, entre outros que classificam os tipos de serpentes... fantástico!
Nada a ver com o momento atual da humanidade, mas é uma boa leitura para passar o tempo ou para construção de personagens, criação de roteiros e contações de histórias... de todos os tipos e ver os primórdios das estórias em quadrinhos num estilo VanHelsing... boa leitura!
Redação CULTZONE