Os temas são sempre ligados às tradições étnicas, remontando às origens do samba, que foi uma mistura de ritmos surgidos nos morros brasileiros. África, escravidão, pobreza, sofrimento, celebridades, religião e até cosmogonias são os assuntos mais lembrados.
Algumas temáticas são também pesadas, como Hitler, Morte etc... o samba não perdoa ninguém... nem ele mesmo! As escolas que se destacam e que chegam à liderança são aquelas que buscam trazer novidades para o maior espetáculo da terra, como a Império que neste ano tratou do tema do Oriente, passando por todo imaginário popular sobre o tema.
Além disso, a Dragões trouxe a expectativa de voltar a ser criança com carros palhaços, Charles Chaplin e até um tanque de guerra com míssil da alegria teleguiada :)!!! O carro abre-alas traz a identidade da escola e sua maior força, colocando o tema para o público brincar... Na comissão de frente vem o Rei Momo com seu harém imperial (hummm...) deixando o caminho livre para a folia começar, autorizando a bagunça, as risadas e a festança.
E não podemos deixar de falar das beldades típicas do povo brasileiro, que são do tipo exportação e fazem os moços chorarem de emoção!!! É espetáculo colossal, com carros alegóricos tão grandes que pode ser vistos lá em Vênus, levando tudo que vêem pela frente, inclusive os corações..
Redação CULTZONE