Muitos fãs de "Guerra nas Estrelas" ficaram chocados ao ver a edição especial de "Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança" e constatarem que o personagem de Harrison Ford, Han Solo, não mais atirava primeiro no caçador de recompensas Greedo, na clássica cena da cantina em Mos Eisley.
Pego na onda do "politicamente correto", Lucas achava que um herói do naipe de Han jamais atiraria primeiro em uminimigo, principalmente na base da traição. O que o cineasta falhou em perceber é que essa cena definia boa parte do charme do personagem. A reação dos fanáticos pela saga foi maciça e o bom e velho George tentou chegar a um meio-termo, colocando na edição "definitiva" do filme, lançada em 2005 em DVD, com ambos atirando juntos. No ano seguinte, o slogan do lançamento do filme em sua versão original, sem alterações, fora justamente "Han Solo Atira Primeiro", o que deixou os fãs mais calmos (ou irritados, dependendo do ponto de vista) e Lucas mais rico.
Se trata, portanto, de uma tremenda ironia que, durante as filmagens de "Indiana Jones IV" que o mesmo George Lucas, conversando animadamente com o intérprete de Han Solo em pessoa, use uma camisa com os dizeres "Han Shot First" (ou, em bom português, "Han Atirou Primeiro"). Não acredita? É só conferir as foto abaixo (a última é a da camiseta mesmo). Fã sofre, minha gente...
Cinema com Rapadura