Baseada em fatos reais, a publicação conta a história de quatro leões famintos e soltos pelas ruas de Bagdá que batalham pela sobrevivência.
Quatro leões famintos, soltos pelas ruas de Bagdá. A cena faz parte da graphic novel ?Os Leões de Bagdá?, editado pela Panini, nas livrarias de todo País. Baseada em fatos reais, a história conta a fuga de 4 leões do zoológico de Bagdá, em 2003, durante bombardeio americano no Iraque.
O roteirista Brian K. Vaughan ? autor de Y: O Último Homem e Ex Machina, eleito pela revista Entertainment Weekly como um dos dez melhores títulos de ficção de 2005 - mostra uma guerra sem sentido como cenário para esta fábula sobre a condição humana. A arte de Niko Henrichon traz a atmosfera das ruas de Bagdá devastadas pela guerra do Golfo num tocante ponto de vista dos leões que buscam a liberdade e a sobrevivência. Niko contou com a ajuda de cidadãos, repórteres e até soldados que estavam, e ainda estão, no Iraque para compor as ilustrações de Os Leões de Bagdá, por meio de fotografias e relatos para tornar mais verossímil os dramas vividos na guerra.
Lançado em 2006 nos EUA, a publicação foi sucesso de público e crítica merecendo elogios dos editores e jornalistas especializados em HQ. No Brasil a edição única de Os Leões de Bagdá ? traduzido e adaptado por Levi Trindade e editado por Fabiano Denardin.
Panini