A indústria de games vai se tornar neste ano a principal forma de entretenimento no Reino Unido, ultrapassando música e vídeos (como DVDs) pela primeira vez. A informação é da Verdict Research, empresa que estuda o varejo no país.
A expectativa é que o mercado de games tenha crescimento de 42% em 2008, chegando a um faturamento equivalente a R$ 15,7 bilhões. Enquanto isso, músicas e vídeos devem faturar R$ 15,1 bilhões, praticamente em estagnação.
"O mercado de músicas e vídeos não sofre apenas pelo crescimento lento, mas também por uma forte transferência para o setor on-line", afirma o autor do estudo, Malcolm Pinkerton. "Então, na verdade, as vendas em lojas físicas são muito mais afetadas do que o cenário global sugere."
Entre os fatores que afetam a indústria da música estão a pirataria, queda de preço, competição intensa e queda nas vendas físicas de CD. Enquanto isso, novas tecnologias como a do Nintendo Wii contribuem para o crescimento dos games, que passam a fazer sucesso com o grande público.
Isso deve fazer com que esse mercado mantenha o crescimento, mesmo com a atual crise mundial, diz o estudo.
Mas a Associação dos Varejistas de Entretenimento contestou o estudo. De acordo com a organização, os dados dão a impressão errada sobre o setor, já que incluem as vendas de consoles e de games.
"Para fazer a comparação, você teria de incluir as vendas de tocadores de DVD e CD", afirmou a organização, em nota.
Reuters